segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ultrarrealismo

Uma tendência artística, principalmente presente em propagandas e afins. Retratando algo real, concreto, de forma ultrarreal. Os anúncios do Burger King, por exemplo, exibem fotos colossais de hambúrgueres reluzentes, com cores vivas e formas perfeitamente desenhadas. Recebendo o hambúrguer, encaramos a realidade, que apesar de apetitosa, não se compara com a que nos seduziu.

Esse tipo de arte contemporânea nada mais é do que um reflexo do capitalismo. A necessidade de vender para prosperar faz com que os comerciantes anunciem algo de forma irreal. O desejo de comprar, que é martelado na nossa cabeça pela mídia, nos faz acreditar em qualquer bobagem colorida com molho especial, bacon e inúmeras fatias de queijo e carne que colocam num cartaz. Mesmo sendo de nosso conhecimento que o nosso Stacker não vai ser igual ao do cartaz, nós, como marionetes conscientes, compramos e degustamos.

O ultrarrealismo não implica de forma alguma com a má qualidade do produto em questão. O produto muito bem pode ser a coisa mais deliciosa da do mundo, mas o cartaz vai anunciar a coisa mais deliciosa do mundo com letras chamativas. Todo mundo já foi seduzido ao menos uma vez pela propaganda, inclusive VOCÊ, por tanto, CUIDADO.

Ao contrário dos demais textos, esse não é muito conclusivo. Provavelmente a única conclusão que se pode tirar deste, é que o Burger King é melhor que o Mc Donald's.

Nenhum comentário: