sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Câncer da Sociedade Jovem Contemporânea

Um mal que se espalha rapidamente, que está alheio aos seus próprios ideais e que afeta toda a sociedade jovem, direta ou indiretamente: a falta de personalidade.

O princípio das relações sociais inverte-se completamente, à medida que as pessoas julgam pessoas como legais, fazem a amizade e então passam a gostar das mesmas coisas independente da opinião pessoal; ao invés de encontrar pessoas com gostos semelhantes ou que julga legal e tornar-se amiga.

A princípio isso seria pessoal, mas acaba desencadeando um grande processo. Essas amizades flexíveis, em que as pessoas simplesmente ignoram sua opinião, faz com que elas tenham mais relações sociais. Como conseqüência, essas pessoas acabam protegidas por uma grande massa, e o que elas julgam "legal", geralmente sob influência da mídia, apesar de não necessariamente gostar mesmo, acaba por ganhar mais destaque. A mídia vendo que o público é passivo ao que ela colocar, vai colocando mais e mais do mesmo, e o público de opinião flexível sustenta. Um ciclo vicioso.

Os próprios músicos, percebendo que a música que fazem não é o importante, mas sim se conseguem agradar o público flexível; acabam dando menos importância a ela. Já diz o ditado "Faz a fama e deita-te na cama", às vezes uma música é o bastante, e um grupo pode colocar qualquer música que vai fazer sucesso.

Como um câncer, a falta de personalidade vai progredindo, podendo alcançar outras áreas. Impulsionada pela globalização, pessoas de opinião formada acabam sendo excluídas, e não ouvidas.

Deixando de lado a abstração, sinceramente, ouvindo Nx Zero e Hateen, é praticamente a mesma coisa. A mesma voz, letras parecidas sobre assuntos repetitivos, bases e solos manjados... toda a inovação que a música nos trazia, sem saber pelo que esperar, acaba aos poucos desaparecendo. Gostaria de deixar claro que acredito que realmente haja fãs das duas bandas anteriormente citadas, mas muitos não passam de seguidores de uma moda.

Costuma se dizer que quem exemplifica não tem muito para dizer, mas vou dar mais um exemplo: "emos", eles existem, esse papo de que emo é uma classificação infundada e blá, blá, blá, é bobagem. "Emo" é a classificação dada àquelas pessoas que agem como agem. Essas pessoas não têm personalidade, as probabilidades de que milhares de pessoas decidiram por opinião própria se vestir do mesmo jeito, gostar das mesmas músicas e usar os menos penteados de cabelos é absurda. Só estou citando os emos porque é o mais presente atualmente, qualquer outro tipo de moda desse tipo é uma falta de personalidade e até de auto-estima.

Me perguntou, ainda sem chegar a uma conclusão, se existe uma matriz de onde vem todas as modinhas, e onde toda a originalidade acaba.

Nenhum comentário: